Adaptar o marketing digital da empresa ao atual cenário da pandemia significa usar com eficiência as plataformas digitais e extrair todos os benefícios que elas oferecem em um momento onde os consumidores estão em casa.
Os problemas econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus são grandes e representam um embate para empresas de todos os portes e dos mais diversos setores. E, para as empresas menores, esse desafio é ainda maior, pois, em geral, esses negócios não dispõem de um grande capital de giro para enfrentar momentos de crise tão desgastantes como é o cenário atual.
No entanto, mesmo com as adversidades, muitos negócios encontraram no marketing digital não apenas uma forma de continuar oferecendo os seus serviços, como também de sobreviver em meio a esse momento tão complicado.
O marketing digital pode ser entendido como as ações de comunicação criadas por uma empresa por meio de ferramentas online, ou seja, a internet é o principal canal de comunicação e divulgação dessas ações. Com isso, esse tipo de ação possibilita a divulgação digital, além de impulsionar o canal de vendas por meio de uma ou várias plataformas online. Dessa forma, como boa parte dos consumidores está em casa devido à recomendação de isolamento social, o investimento em marketing digital nunca foi algo tão essencial.
Ações para adaptar o marketing digital ao cenário da pandemia
Adaptar o marketing digital da empresa ao atual cenário da pandemia significa usar com eficiência as plataformas digitais e extrair todos os benefícios que elas oferecem em um momento onde os consumidores estão em casa. Veja o que pode ser feito:
1 – Criar um website
Uma das primeiras ações, caso já não tenha, é criar um site próprio que remeta à marca do negócio, seus diferenciais, missão e valores. Essa é uma excelente forma de aumentar a visibilidade da marca da empresa e também um canal fundamental para aqueles que trabalham com vendas, pois o site será o principal meio de disponibilizar as mercadorias e produtos. O site precisa ser personalizado e atender às expectativas do cliente, pois ele deve ter uma experiência próxima de quando deslocava-se até a loja física da empresa.
2 – Utilize as redes sociais
As redes sociais também devem constar das principais ações a serem tomadas. Milhões de usuários estão agora mesmo visualizando perfis aleatórios e buscando interatividade, portanto, fazer campanhas especiais para esse público é bastante importante para aproximá-los da empresa. Com isso, as páginas em plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter devem ser atualizadas diariamente com conteúdos para manter a comunicação com o cliente e estimular as vendas.
Mais do que nunca será preciso investir em otimização para mecanismos de buscas para aumentar as visitas às páginas e site da empresa. Manter o contato com os clientes é bastante importante. Com isso, enviar e-mails contextualizados e campanhas publicitárias por meio de um newsletter é uma excelente saída para deixar o consumidor informado sobre os passos da empresa,durante a pandemia, além de novidades entre os serviços ou produtos oferecidos, bem como estimular as visitas às páginas do negócio.
3 – Realize campanhas por meio de conteúdos audiovisuais
O consumo de conteúdos audiovisuais cresceu ainda mais durante a pandemia, o que mostra uma tendência do usuário quanto à interatividade por meio de tais conteúdos. Logo, é preciso separar recursos para desenvolver campanhas de marketing que englobam conteúdos audiovisuais – uma forma ainda mais eficiente de fazer contato direto com o cliente e despertar o interesse dele em um determinado produto, mercadoria ou serviço.
4 – Transmita confiança para o consumidor
Várias pesquisas já mostram diversas tendências na mudança de comportamento dos consumidores, bem como alterações no padrão de consumo. Ou seja, o cliente não vê mais a empresa com o único objetivo de adquirir algo ou solicitar um serviço. Ele precisa sentir-se seguro quanto à operação que envolve uma compra, por exemplo. É preciso transmitir a ideia de segurança. Mostrar-se atento ao cenário atual, fazer campanhas de conscientização quanto à higiene das mãos, importância do uso de máscaras, bem como evitar aglomerações são assuntos que devem estar presentes durante as campanhas de marketing enquanto a pandemia durar.
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Acima foram destacadas algumas ações para melhorar as estratégias de marketing digital durante a pandemia, no entanto, algumas delas podem exigir recursos financeiros. Ou seja, o primeiro desafio pode não ser o marketing e, sim, conseguir o capital necessário para implementar tais mudanças. É aí que a CRED2 pode ajudar as empresas que estão precisando de crédito durante um período de crise.
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