Em tempos de pandemia, o delivery nunca foi tão útil quanto agora e essa estratégia tem possibilitado a continuidade e o crescimento de muitos negócios. Porém, para quem quer realmente inovar e ver suas vendas se multiplicarem, há algumas técnicas bastante eficientes que podem ser utilizadas no momento da entrega e que fazem toda a diferença para o cliente e para a percepção do negócio. Veja:
1 – Horários de entrega
Em caso de restaurantes, é imprescindível definir se o sistema de entrega funcionará apenas no horário do almoço ou durante o almoço e o jantar, havendo ainda a possibilidade de se estender o período, a depender do que o local comercializa.
Para outros tipos de negócio, quanto mais extenso for o horário de entrega, maior a probabilidade de potencializar as vendas. O delivery funcionará apenas durante a semana ou aos fins de semana também?
Com o objetivo de organizar e dinamizar o processo de entrega, muitas empresas têm separado os períodos de delivery com base nos locais (bairros ou microrregiões), fugindo de pontos de tráfego intenso ou horários de pico.
Os clientes, claro, precisam estar cientes dos horários disponíveis para as entregas.
2 – Padronização dos entregadores
Além de um treinamento para que todos os entregadores forneçam o mesmo tipo de atendimento no momento da entrega – afinal, para o cliente é extremamente embaraçoso receber uma encomenda das mãos de alguém que nem ao menos o cumprimenta – é possível normatizar a apresentação dos entregadores.
Uma alternativa é providenciar uniformes para os profissionais. Os uniformes, além de fornecerem a padronização, ainda identificam os entregadores, concedendo mais segurança ao cliente. Na ocasião da pandemia, é fundamental observar e seguir todas as normas de higienização para a proteção de todos.
3 – Embalagens
Nada mais desagradável do que receber uma refeição totalmente misturada dentro da embalagem ou produtos sem ordem alguma. Isso denota falta de cuidado com o cliente e passa uma péssima impressão sobre a empresa.
É essencial investir numa boa embalagem para as refeições, algo que reduza a mistura e os riscos de vazamentos, além de possibilitar que o alimento chegue até o cliente na temperatura mais ideal possível.
Para outros tipos de delivery, a dica é organizar as compras de forma que elas fiquem bastante firmes dentro do pacote, sem possibilidade de balançarem e até mesmo danificarem. É essencial também ter cuidado, pois nenhum cliente gosta de perceber que uma embalagem foi aberta anteriormente.
Importante também é investir em embalagens que possam ser lacradas de alguma forma, de preferência com o adesivo antiviolação. Não são poucas as empresas que apostam apenas no bom e velho grampeador, mas isso não garante a integridade dos produtos.
A preocupação com a sustentabilidade tem sido cada vez mais relevante e empresas que investem em embalagens recicláveis e sustentáveis têm se destacado no mercado. Hoje, não se pode mais fazer entregas em diversos potes plásticos sem refletir sobre o impacto dessa atitude para o meio ambiente e há clientes que deixam de fechar sua compra por saber que a empresa em questão não adota princípios de sustentabilidade.
Transforme a sua empresa
É claro que há um custo envolvido no processo de modernização e adaptação do delivery à atualidade e ao novo comportamento do consumidor, mas para isso encontramos uma alternativa de empréstimo simplificada e ágil que pode ser feita pela máquina de cartão. A CRED2 dispõe de diversos benefícios para pequenas e médias empresas. Clique aqui e saiba mais.