As ideias para superar as complicações tendem a surgir quando o problema é encarado de forma mais profunda. E isso significa enxergar uma oportunidade na crise.
Com o caos provocado pela pandemia do novo coronavírus no mundo, as operações de empresas de todos os tamanhos e segmentos foram afetadas. Essa situação nos leva a um ponto de fundamental importância: é possível se reinventar na crise?
Não há dúvidas de que colocar em prática novos modelos de negócios e criar ações inovadoras é essencial para a sobrevivência do empreendedor em tempos difíceis. Mas respondendo à pergunta, se reinventar é possível e há algumas boas práticas que podem ajudar nesse sentido. Acompanhe:
Ter iniciativa
Nada de novo surgirá se o projeto não sair do papel. Teve uma boa ideia que nunca colocou em prática? Esse pode ser o momento certo! O empreendedor não precisa depender de um roteiro daquilo que pode ou não fazer, pois, às vezes, assumir riscos é o que trará excelentes resultados.
Enxergar oportunidades
Muitas das empresas consideradas gigantes e líderes em seus setores surgiram nos momentos de crise. As ideias para superar as complicações tendem a surgir quando o problema é encarado de forma mais profunda. E isso significa enxergar uma oportunidade na crise. Ao analisar melhor o seu cenário, será que não existe uma linha na qual poderia atuar nesse momento e está deixando passar?
Criar novos serviços
A possibilidade de criar coisas novas, como produtos e serviços, está intimamente relacionada com o “olhar profundo” que apontamos no tópico anterior. Quando a empresa observa as reações do mercado, escuta o que cliente está dizendo e analisa as tendências, o processo de descoberta de novas necessidade é algo meio que natural.
Aplicar tecnologia
A digitalização veio para mudar todo o mundo. Nessa crise, ficou mais que evidente que empresas que fazem uso da tecnologia conseguem lidar melhor com a situação, seja ela interna ou externa, com seus clientes.
Investir em pessoas
Não adianta o negócio contar apenas com as melhores tecnologias e dinheiro do mundo. Investir nas pessoas que fazem parte dele continua sendo a chave para que a reinvenção seja um processo permanente.
Uma observação importante é não confundir investimentos feitos em tecnologias que ajudam as pessoas, com investimentos nas pessoas. Primeiro vem a capacitação do profissional, depois a escolha da tecnologia.
E quando falta dinheiro para se reinventar e inovar?
Os empréstimos continuam entre os recursos mais usados por pessoas que precisam de dinheiro para o negócio. Porém, da maneira tradicional todas as etapas são muito complicadas e, para o empreendedor que vive um período de crise, quanto mais rápido e fácil for o processo, melhor!
Nessas horas, uma boa ideia é optar por empréstimos via maquininha de cartão. Essa modalidade permite que o empreendedor tenha o dinheiro que precisa, sem ter que passar por todas as dificuldades burocráticas impostas pelas vias convencionais. Além disso, em determinadas situações, as parcelas podem até não serem fixas. Ou seja, se o negócio passou por uma queda na receita em um mês específico, o valor a ser pago também poderá ser menor.
Mude com as melhores soluções financeiras
A CRED2 é uma fintech com foco em oferecer soluções financeiras de forma rápida, prática e acessível ao empreendedor. Além disso, a Pessoa Jurídica que usa alguns modelos de maquinhas Bin, Stone, Sipag, Getnet, zoOmpay ou Cielo já ganham a vantagem de ter um valor de crédito pré-aprovado. Para saber mais, clique aqui.