Para escolher a opção mais vantajosa é necessário avaliar com bastante cuidado e atenção para não comprometer a vida financeira.
Na hora de comprar um carro, casa ou, até mesmo, fazer o pagamento de algo urgente, a dúvida entre financiar ou emprestar, com certeza, já passou pela cabeça de muita gente. Para escolher a opção mais vantajosa é necessário avaliar com bastante cuidado e atenção para não comprometer a vida financeira. Veja algumas dicas e informações valiosas sobre essas duas modalidades de crédito:
Empréstimo
Um dos principais atrativos do empréstimo é que no momento de solicitar o valor, não é preciso demonstrar ou dar explicações de como o dinheiro será usado. O empréstimo, na verdade, nada mais é do que o acordo realizado entre cliente e instituição financeira. O tomador de empréstimo devolve o valor depois de um tempo determinado, geralmente em parcelas e com juros.
Também é importante saber que não existe somente uma modalidade de empréstimo. No caso do empréstimo pessoal, ele é concedido para quem é pessoa física e a liberação é rápida e o dinheiro vai direto para a conta do cliente. Já o empréstimo com garantia é aquele em que é possível usar um bem, como o carro ou casa, para garantir o pagamento e, nesse caso, os valores liberados podem ser bem maiores. No empréstimo consignado, o banco empresta o dinheiro e o pagamento é feito com desconto direto na folha de pagamento – esse é o tipo mais usado por pensionistas e aposentados.
Vantagens e desvantagens: O empréstimo traz a facilidade de conseguir dinheiro mais rápido, não é preciso indicar onde o valor será gasto e ainda é menos burocrático, já que pode ser liberado mesmo para quem está com o nome negativado. Por outro lado, essa modalidade pode ter pontos que exigem atenção. Isso porque as taxas de juros podem ser altas e, na maioria das vezes, maior que as do financiamento. Como o crédito é mais fácil de ser liberado, também é importante ter cuidado para não acabar pegando muito mais do que precisa e se enrolar depois no pagamento das parcelas.
Financiamento
No caso do financiamento, a quantia pedida não pode ser usada de qualquer forma. Isso porque nessa modalidade de crédito, quem busca pelo dinheiro só tem o valor liberado para a finalidade específica que deve atender uma série de requisitos expostos pelo credor. Um exemplo é a compra de casa ou carro – uma modalidade bastante usada no mercado.
Um pouco mais burocrático que a liberação do empréstimo, no financiamento o dinheiro é liberado em etapas por ser, normalmente, de alto valor, com análise de crédito e justificativa para o uso do dinheiro.
Vantagens e desvantagens: Os valores liberados podem ser maiores, a taxa de juros é menor e o prazo para pagamento é bem definida. Em contrapartida, a desvantagem é que por se tratar da liberação de altos valores, esse processo é mais burocrático e,e, em caso de não fazer a quitação da dívida, o bem financiado pode ser retomado pelo banco que liberou o crédito.
Precisa de empréstimo?
Depois de analisar essas duas modalidades, a saída para quem busca dinheiro rápido e sem muita burocracia, pode estar no empréstimo com uso da maquininha de cartão. A CRED2, é uma Fintech especialista em crédito para pequenas e médias empresas.. Todo o processo é feito de forma virtual e a comprovação de renda não é necessária. Para o dinheiro ser liberado, é preciso ter conta bancária de pessoa jurídica e apresentar o CNPJ, também é necessário ter faturamento mínimo no prazo de 6 meses com uso de máquina de cartão.
Clique aqui e entre em contato.